O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).
O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso negou um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para arquivar um inquérito aberto contra o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). O ministro decidiu que, como o caso não está ligado ao mandato, deve ser enviado à Justiça Federal de Pernambuco. Com isso, quem deverá decidir sobre o arquivamento do processo ou não é o Ministério Público Federal (MPF) do estado. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Após a delação de empresários, um inquérito da PF concluiu, em junho, que o senador recebeu propina de R$ 10 milhões de empreiteiras entre 2012 e 2014. Os investigadores pediram o indiciamento Bezerra Coelho por suposta prática dos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e falsidade ideológica eleitoral.

Porém, em setembro, a PGR pediu o arquivamento da ação que envolve o líder do governo no Senado por falta de dados para validar a delação. Na ação, o filho do senador, o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), também é citado. Barroso determinou que parte da ação referente ao deputado seja enviada à Justiça Eleitoral de Pernambuco.