Bolsonaro PL
Bolsonaro criticou o julgamento do STF sobre as políticas ambientais do governo na região amazônica.| Foto: Joédson Alves/EFE

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez críticas sobre a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmando que a Corte “interfere em tudo que se pode imaginar”. As declarações foram feitas ao site O Liberal, do Pará ao comentar a gestão do governo federal durante a pandemia. “O Supremo Tribunal Federal, sempre eles, né, que interferem em tudo que se pode imaginar, não tem exceção, tudo. Até quando quero nomear uma pessoa aqui para um cargo comissionado eles interferem”, se queixou o presidente.

Bolsonaro também criticou o julgamento do STF sobre as políticas ambientais do governo na região amazônica. “Aqui no Brasil o grande problema que nós temos é uma parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Eles estavam julgando na semana passada seis ações que mexem com as questões ambientais. Ou seja: eles queriam amarrar o governo federal. Nos proibir completamente de investir e buscar melhorias para a região”, afirmou o presidente”.

A oposição acusa o governo de omissão na proteção da Amazônia e quer que o STF obrigue o Executivo a adotar ações mais efetivas no combate ao desmatamento, a incêndios e queimadas, por meio de reforço dos órgãos de fiscalização – como Ibama e ICMBbio – bem como no aumento dos recursos para os estados da região e entidades privadas que desenvolvem projetos de conservação da floresta. O julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro André Mendonça.