O presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Marcos Correa/PR
Ouça este conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (14) que, na próxima semana, levará ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), um pedido de abertura de processo contra os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base no artigo 52 da Constituição Federal. Esse artigo trata dos crimes de responsabilidade cometidos por ministros do STF, podendo levar a perda dos seus cargos.

“Todos sabem das consequências, internas e externas, de uma ruptura institucional, a qual não provocamos ou desejamos. De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais”, disse Bolsonaro via Twitter.

Na manhã da sexta-feira (13), Moraes decretou a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson, atual presidente nacional do PTB, pela suposta participação em uma organização digital criada para realizar ataques à democracia. Barroso, por sua vez, preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que abriu um inquérito para apurar as acusações feitas por Bolsonaro sobre o sistema eletrônico de votação no Brasil.

Publicidade