Compras de alimentos considerados extravagantes nas Forças Armadas são alvo de questionamento em comissão da Câmara.
Compras de alimentos considerados extravagantes nas Forças Armadas são alvo de questionamento em comissão da Câmara.| Foto: Exército

A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (31) a convocação do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para dar explicações sobre compras alimentares feitas pelas Forças Armadas. "Queremos saber por que o governo federal gastou milhões com picanha, cerveja, bacalhau, salmão e filé mignon para as Forças Armadas, um cardápio muito distante da realidade da maioria dos brasileiros", afirma o deputado Elias Vaz (PSB-GO) no requerimento aprovado por unanimidade.

Por ser uma convocação, e não um convite, Braga Netto é obrigado a comparecer. A previsão é de que a audiência ocorra na próxima semana. A data será confirmada pelo presidente da comissão, deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).

Segundo Elias Vaz, a convocação será uma oportunidade ainda para tratar da crise das Forças Armadas. O presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta semana o general Fernando Azevedo e Silva do Ministério da Defesa. Com ele saíram ainda os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.