plenário - câmara - eleições
Plenário da Câmara dos Deputados.| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A definição da presidência dos principais colegiados da Câmara deverá ocorrer na próxima terça-feira (9). Líderes da Câmara se reuniram no período da tarde desta quinta-feira (4), mas não chegaram a um acordo. Há um impasse para decidir o comando da Comissão de Relações Exteriores, presidida por Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Esta comissão é disputada pelo PSDB e PSL.

Caso fique com o PSDB, o colegiado deve ser presidido pelo deputado Aécio Neves (MG). Se continuar nas mãos do PSL, o indicado deve ser Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP). O PSL deve ficar ainda com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), porta de entrada da maioria dos projetos, responsável por decidir se os textos são constitucionais ou não. A indicada pelo partido é a deputada Bia Kicis (PSL-DF).

O PSL deve conseguir também a Comissão de Agricultura. A cotada nesse caso é a deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), atuante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). "A definição das comissões ficará para terça da semana que vem. É o tempo necessário para que os líderes organizem os últimos detalhes da distribuição proporcional das presidências", escreveu o vice-presidente da Câmara no Twitter, Marcelo Ramos (PL-AM).