O delegado da Polícia Federal, Sandro Avelar, é o novo secretário de Segurança Pública do DF.
O delegado da Polícia Federal, Sandro Avelar, é o novo secretário de Segurança Pública do DF.| Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília.

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), confirmou o delegado da Polícia Federal, Sandro Avelar, como o novo secretário de Segurança Pública. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (25), no Palácio do Buriti, durante uma entrevista coletiva. O interventor de segurança do DF, Ricardo Cappelli, também participou do anúncio.

Avelar disse que foi convidado para o cargo por seu “perfil técnico”. Ele ressaltou que confia “absolutamente” nas forças de segurança do DF. A segurança pública do DF está sob intervenção federal desde os atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes no último dia 8. A medida é válida até 31 de janeiro. A indicação de Avelar recebeu a aprovação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que acompanhou o processo.

Mais cedo, Dino avisou que não pretende prorrogar a intervenção porque não existe mais causa constitucional para a medida. Avelar sucede Anderson Torres, exonerado do cargo durante os atos de vandalismo às sedes dos Três Poderes e atualmente preso.

Delegado da Polícia Federal (PF) desde 1999, Sandro Avelar comandou a Secretaria de Segurança Pública do DF de 2011 a 2014, durante o governo de Agnelo Queiroz. Dentro da PF, liderou o combate ao crime organizado na superintendência do órgão no Distrito Federal. Também trabalhou no Ministério da Justiça, como diretor do Sistema Penitenciário Federal e presidente da Comissão Nacional de Segurança Pública dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos). Com informações da Agência Brasil.