Vista da área reservada para víticas da Covid-19 no cemitério de Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, no dia 5 de janeiro de 2021
Vista da área reservada para vítimas da Covid-19 no cemitério de Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, no dia 5 de janeiro de 2021| Foto: MICHAEL DANTAS /AFP

O governo de China prepara doação em dinheiro ao governo do Amazonas diante do colapso no sistema de saúde do estado provocado pela falta de oxigênio para tratar pacientes da Covid-19. A informação foi anunciada pelo porta-voz da embaixada chinesa no Brasil, ministro-conselheiro Qu Yuhui, ao canal CNN Brasil neste sábado (16).

Segundo o canal, o valor ainda está em estudo e a doação deve ocorrer na próxima semana. A opção pela ajuda financeira ocorre pela questão logística para o envio de oxigênio da China para o Amazonas. Ainda segundo a CNN, empresas chinesas também se movimentam para enviar ajuda financeira ao estado. A doação, no entanto, deve ser transferida à Federação das Indústrias do Estado.

No domingo (17), Manaus deve receber o carregamento com oxigênio vindo da Venezuela. O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou que os caminhões carregados oxigênio devem seguir para Manaus (AM) neste sábado (16).