Curitiba recua e só vai vacinar grávidas e puérperas que tiverem comorbidades
Sancionado projeto de lei que inclui lactantes, gestantes e puérperas e outros grupos no PNI para a vacinação contra a Covid-19.| Foto: Ari Dias / AEN

O projeto que inclui gestantes e lactantes na lista de grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira (30). Além desses grupos, também passam a fazer parte dos prioritários: puérperas, crianças e adolescentes com deficiência permanente ou comorbidade e adolescentes privados de liberdade.

A Lei 14.190/21 atualiza o Plano Nacional de Imunização (PNI). O PL 2112/21, do Senado, foi aprovado em julho pela Câmara dos Deputados. A deputada Luísa Canziani (PTB-PR) foi a relatora da proposta na Câmara. “A vacinação das mães caminha no sentido de proteger nosso bem maior, que é a vida. O leite materno ajuda a fortalecer o sistema imunológico do bebê e fornece nutrientes, vitaminas e anticorpos”, afirmou a deputada.

No caso de crianças e adolescentes, a vacinação depende da aprovação de imunizantes para menores de 18 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, a vacina da Pfizer é a única liberada pela Anvisa para aplicação em adolescentes com mais de 12 anos. Com informações da Agência Câmara de Notícias.