O ex-secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo
O ex-secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo| Foto: RENATO ALVES

A CPI da Covid do Senado ouvirá, na tarde desta quinta-feira (2), o ex-secretário de Saúde do Distrito Federal Francisco Araújo. Ele é acusado de corrupção e chegou a ser preso no ano passado, no âmbito da operação Falso Negativo, que investigou fraudes em licitações para a compra de testes de detecção de Covid-19.

A confirmação da reunião com Araújo foi feita pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), em entrevista à imprensa. Araújo está no Senado desde a manhã de hoje. Ele foi o "plano B" da CPI, que tinha como meta original ouvir nesta quinta o lobista Marconny Farias. A comissão, entretanto, não conseguiu localizar Farias. A CPI acionou a Polícia Legislativa para tentar encontrar Farias, que passou a ser considerado um foragido pelo colegiado.

Vieira disse também que a CPI informará a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o descumprimento de ordem judicial por parte de Farias. Isso porque a magistrada deu a ele o direito de permanecer em silêncio na comissão, mas determinou seu comparecimento à sessão do colegiado.