moro
O ex-juiz da Lava Jato e pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro.| Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou que irá colher assinaturas na Câmara dos Deputados para a abertura de uma CPI contra o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (Podemos). Caso seja instalada, a comissão irá investigar suposto "conflito de interesses" na atuação de Moro na Alvarez & Marsal. A consultoria norte-americana foi responsável por processos de recuperação judicial ou falência de empresas que foram alvos da Lava Jato. São necessárias 171 assinaturas para a instalação da CPI.

"Vou pedir uma CPI por conflito de interesse: A Alvarez & Marsal foi contratada para fazer a recuperação judicial das empresas que foram processadas pelo juiz da 13ª Vara de Curitiba. O valor pago foi de R$ 750 milhões. Quem a empresa contratou como consultor? Foi Moro", disse Teixeira no Twitter.

Em dezembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Alvarez & Marsal apresentasse em detalhes os valores repassados ao ex-juiz na rescisão de contrato com a companhia. Os relatórios obtidos pela Corte de contas serão utilizados como base para a investigação da CPI.

A documentação enviada ao TCU pela Alvarez & Marsal mostra que o escritório recebeu cerca de R$ 65 milhões de honorários de empresas envolvidas na operação, o valor representa 77,6% dos recebimentos da consultoria, como mostrou O Globo. Entre as empresas que realizaram os pagamentos estão: Odebrecht, OAS, banco BVA, a Galvão Engenharia e grupo Atvos (antiga Odebrecht Agroindustrial).

Moro, que deixou a Alvarez & Marsal em outubro, afirma que seu contrato não era com o setor do escritório responsável pelas recuperações judiciais e falências, e sim com disputas e investigações. A empresa garantiu ao TCU que não houve conflito de interesse e nega irregularidades na atuação do ex-juiz.