DF: Ministério da Saúde afirma que vacinas Janssen congeladas estão aptas para aplicação
No sábado (3), a secretaria de saúde do DF havia informado que as vacinas de um lote enviado pelo governo federal estavam abaixo da temperatura adequada para o imunizante| Foto: Américo Antonio/SESA

O Ministério da Saúde informou que as doses da vacina da Janssen enviadas ao Distrito Federal neste sábado (3) permanecem com sua integridade preservada e podem ser aplicadas na população. No sábado, a secretaria de saúde do DF havia informado que as vacinas de todo o lote de 40,1 mil doses enviado pelo governo federal estavam congeladas, abaixo da temperatura adequada para este imunizante, que é de 2°C.

De acordo com o órgão federal, no entanto, havia 2,8 mil que estavam armazenadas em uma temperatura abaixo da recomendada. A orientação do Ministério da Saúde, inicialmente, foi suspender temporariamente a aplicação do imunizante até ser feita análise de qualidade pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Após verificação dos produtos na noite de sábado, o instituto confirmou a estabilidade dos imunizantes e consequente segurança para aplicação das doses.

“O lote informado pelo DF, com 2.880 doses da vacina covid-19 do laboratório, pode ser usado normalmente, de forma segura. O carregamento passou por vistoria e foi aprovado pelo INCQS, após a constatação de que a temperatura não influenciou a qualidade da vacina”, informou o ministério.