Operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro
O documento também pede a investigação de eventuais crimes praticados por autoridades fluminenses.| Foto: Arquivo/Reprodução/YouTube

Dezessete entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) protocolaram nesta sexta-feira (28), uma petição junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o afastamento do sigilo imposto às informações sobre a operação Exceptis, na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. A ação da Polícia Civil aconteceu em 6 de maio e terminou com 28 mortos, entre eles um policial. No pedido ao STF, as entidades classificam o sigilo como "medida gravemente incompatível com o direito fundamental de acesso à informação".

O documento também pede a investigação de eventuais crimes praticados por autoridades fluminenses. "A investigação deve abranger a 'Chacina do Jacarezinho', mas não se limitar a esse episódio", diz. Em junho do ano passado, o ministro do STF Edson Fachin determinou a suspensão de operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro até o fim da pandemia. A petição protocolada nesta sexta destaca que todas as investigações sobre operações feitas após a decisão de Fachin estão sob sigilo. As entidades alegam que essa imposição de sigilo generalizada "é um claro e absurdo desvirtuamento de princípios constitucionais que consagram o direito à informação".