Ministro Luiz Fux, presidente do STF.
Ministro Luiz Fux, presidente do STF.| Foto: STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, declarou na segunda-feira (12) que a democracia não comporta "concordância forjada e aplausos imerecidos". A fala do ministro foi gravada pela Corte para ser divulgada durante o encerramento dos debates da Brazil Conference, evento promovido por estudantes de Harvard, do MIT e outras universidades americanas.

"Não esqueçamos que o maior símbolo da democracia é o diálogo. Por isso mesmo, a democracia não é silêncio, mas antes voz ativa. Não é concordância forjada seguida de aplausos imerecidos mas debate construtivo e com honestidade de propósito", disse Fux.

Em outro trecho, o ministro do STF afirmou que "em tempos de pós-verdade e de polarizações acerbadas, o descenso convida à coletividade, a tematizar as diversas perspectivas de um mesmo mundo". Na sequência, o ministro destacou que o Supremo tem cumprido de assegurar a defesa da Constituição e pela estabilidade democrática, seja "nos momentos de calmaria" ou "nos momentos de turbulência".