Luiz Fux
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Após dizer, na quinta-feira (26), que a Polícia Militar do Rio de Janeiro devia satisfações em razão da operação na Vila Cruzeiro que deixou 23 mortos, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se encontrou na noite de sexta (27) com o comandante da corporação no estado, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Os dois estiveram juntos num evento no Palácio Guanabara, sede do governo estadual. Segundo interlocutores do ministro, a conversa foi cordial e houve busca de entendimento sobre os desafios da segurança pública. Em fevereiro, o STF fixou uma série de regras para incursões da polícia nas favelas do estado, com objetivo de reduzir a letalidade.

Ainda na sexta, diante da repercussão da operação na Vila Cruzeiro, o relator do processo, Edson Fachin, determinou que o governo fluminense inclua sugestões da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público num plano elaborado para conter a violência policial nas operações.

Interlocutores de Fux disseram à reportagem que o encontro com o coronel foi positivo, e que o ministro foi convidado para dar uma palestra, em junho, para oficiais que ocuparão cargos de comando.