Anteriormente o governo paulista previa a flexibilização do uso de máscaras a partir do próximo dia 11, mas voltou atrás na decisão.
Anteriormente o governo paulista previa a flexibilização do uso de máscaras a partir do próximo dia 11, mas voltou atrás na decisão.| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (2) a prorrogação da obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos em todo o estado. Segundo ele, a medida atende uma recomendação do Comitê Científico e foi tomada para tentar minimizar a propagação da variante Ômicron da Covid-19 após a confirmação de três casos no estado. Anteriormente o governo paulista previa a flexibilização da medida a partir do próximo dia 11.

“Decidimos adotar essa medida por prudência com o cenário epidemiológico no estado. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução”, disse Doria.

Na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19. A prefeitura da capital paulista também decidiu cancelar as festividades programadas para o réveillon 2022 em São Paulo.