Hamilton Mourão
O vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão abordou na chegada o Palácio do Planalto nesta sexta-feira (7) a operação na favela do Jacarezinho no Rio de Janeiro que terminou com 25 mortes, na incursão policial mais letal da história da cidade.

"Tudo bandido! Entra um policial numa operação normal e leva um tiro na cabeça de cima de uma laje. Lamentavelmente, essas quadrilhas do narcotráfico são verdadeiras narcoguerrilhas, têm controle sobre determinadas áreas e é um problema da cidade do Rio de Janeiro", declarou Mourão. "É um problema sério da cidade do Rio de Janeiro, que vamos ter que resolver um dia ou outro", completou.

A Operação Exceptis na quinta (6) tinha o objetivo de prender 21 acusados de aliciar crianças e adolescentes para o tráfico de drogas na comunidade. O Ministério Público informou que adotou medidas para verificar os fatos, "de modo a permitir a abertura de investigação independente para apuração dos fatos, com a adoção das medidas de responsabilização aplicáveis". Por decisão do Supremo Tribunal Federal, operações policiais no Rio estão restritas durante a pandemia.

O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu uma investigação independente da operação na favela do Jacarezinho. O porta-voz da ONU para Direitos Humanos Rupert Colville disse em entrevista que houve "desproporcional e desnecessário" uso da força pela polícia.