A índia Ysani Kalapalo, moradora de aldeia no Parque Indígena do Xingu, ao norte de Mato Grosso, deve acompanhar o discurso do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Defensora do discurso do governo de que notícias falsas distorcem informações sobre as queimadas na Amazônia, Ysani foi convidada por Bolsonaro para viajar com a comitiva federal aos Estados Unidos, na manhã desta segunda-feira, 23.

Bolsonaro compartilhou nas redes sociais nesta quarta-feira, 18, vídeo da índia sobre os incêndios na Floresta Amazônica. Na gravação, Ysani aparece na aldeia e afirma: “Existe muitas fake news sobre as queimadas, que é culpa do governo Bolsonaro... Não existe isso aí”. Segundo ela, as queimadas são parte da cultura local para limpar terrenos. “Não é porque entrou novo governo que ele tá queimando tudo”, afirmou.

De acordo com auxiliares que acompanham os preparativos para a viagem a Nova York, Bolsonaro está “animado” com a oportunidade de defender, no discurso de abertura do evento, a própria versão sobre o fogo na Amazônia e a política sobre meio ambiente do Poder Executivo.