Supremo Tribunal
Sede do Supremo Tribunal Federal (STF)| Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia votou a favor da realização da Copa América no Brasil nesta quinta-feira (10) e foi seguida pelos ministros Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski. O julgamento no STF sobre o caso ocorre em plenário virtual e deve ter os votos computados de todos os integrantes da Corte até as 23h59.

Cármen Lúcia é a relatora de duas ações, uma apresentada pelo PSB e outra da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos). Na decisão ressaltou o cumprimento de protocolos sanitários nacionais, estaduais e municipais "com o mesmo e até maior rigor" e "por ser matéria de direito, de acatamento obrigatório".

Marco Aurélio questionou a legitimidade da CNTM para o processo e, na ação do PSB, criticou o que chamou de “banalização do mandado de segurança” sobre a Copa América.

Já Lewandowski relator do processo do Partido dos Trabalhadores (PT) votou contra a ação impetrada pela legenda. Em contrapartida, o ministro exigiu que o governo federal apresente em um prazo máximo de 24 horas um plano de segurança.