• 18/01/2021 11:54
Colapso na saúde

Justiça determina que União apresente plano para fornecer oxigênio ao AM

  • 18/01/2021 11:54
  • PorEstadão Conteúdo
    Ambulâncias com pacientes que foram transferidos do Amazonas por falta de oxigênio hospitalar
    Ambulâncias com pacientes que foram transferidos do Amazonas por falta de oxigênio hospitalar| Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

    A uma decisão judicial determina nesta segunda-feira (18) que a União apresente imediatamente um plano para abastecimento da rede de saúde do Amazonas com oxigênio, inclusive com o transporte de cilindros de outros estados e reativação de usinas para produção do insumo.

    Além disso, a juíza Jaiza Maria de Pinto Fraixe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas determinou ação conjunta entre os governos federal e estadual para que "realizem a distribuição imediata de oxigênio para os municípios do interior do Estado; "apresentem em cinco dias o plano de vacinação de forma pública e didática e em seguida deem início à campanha de imunização".

    A magistrada disse ainda que "reconhece o empenho e esforço da Força Aérea Brasileira e do Exército para atuar na crise", mas que, "por outro lado, a União, enquanto ente público dotado de órgãos, ministérios, recursos e pessoal, é muito maior que ao Exército, a Aeronáutica e a Marinha e não pode jogar apenas nas forças armadas a responsabilidade por panes em aviões para se escusar dos seus deveres constitucionais e legais".

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.