Contrato prevê que a Fiocruz receba insumo suficiente para produzir 100,4 milhões de doses da vacina até julho.
Contrato prevê que a Fiocruz receba insumo suficiente para produzir 100,4 milhões de doses da vacina até julho.| Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

A primeira remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), o princípio ativo necessário para a produção da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), deve chegar ao Rio de Janeiro na tarde de sábado (6), vindo da China. O IFA será usado pela Fiocruz para fabricar doses de vacina no Brasil.

A Fiocruz espera o envio de 14 remessas de IFA ao longo do primeiro semestre, cada uma delas com insumo suficiente para produzir 7,5 milhões de doses. As primeiras duas remessas deveriam ter chegado em janeiro, e o contrato prevê que a fundação receba o suficiente para produzir 100,4 milhões de doses até julho.

A vacina Oxford/AstraZeneca já está sendo aplicada no Brasil após a importação de 2 milhões de doses prontas, que foram produzidas pelo Instituto Serum, parceiro dos desenvolvedores do imunizante na Índia.