Lula foi recebido pelo presidente argentino, Alberto Fernández, e sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner.
Lula foi recebido pelo presidente argentino, Alberto Fernández, e sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner.| Foto: Ricardo Stuckert.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta quinta-feira (9) na Argentina, para participar de uma série de reuniões e eventos em busca de alianças para 2022. O petista vai se encontrar com o presidente argentino, Alberto Fernández, e sua vice, a ex-presidente Cristina Kirchner, na Casa Rosada, nesta sexta-feira (10). Lula receberá um prêmio sobre direitos humanos, e participará de um ato cívico-cultural para celebrar a democracia e de reuniões com sindicatos argentinos. A informação foi divulgada pelo Poder360.

Em 2019, o então candidato à presidência Fernández visitou Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde o petista estava preso. A viagem de Lula teria causado incomodo no governo Bolsonaro. Ontem, o governo decidiu cancelar a reunião presencial da cúpula de presidentes do Mercosul, prevista para a próxima sexta-feira (17). O encontro será virtual.

O Planalto considerou que o convite a Lula uma semana antes da cúpula "foi, no mínimo, inconveniente", segundo o jornal O Globo. O ex-presidente vai acompanhado do ex-chanceler Celso Amorim. Esta deve ser a última viagem de Lula em 2021. A previsão é de retorno ao Brasil no domingo (12).