O presidente da Câmara, Rodrigo Maia
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia| Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comentou nesta segunda-feira (18) sobre a aprovação da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e criticou as declarações dadas pelo presidente Jair Bolsonaro anteriormente.

"O presidente da República disse várias vezes que não compraria a vacina chinesa, que quem manda era ele, mas na hora da verdade a coragem não é tão grande, não é isso? É corajoso até o uma parte da história", disse, em coletiva de imprensa na Câmara. Bolsonaro disse nesta segunda que a “vacina é do Brasil, não é de nenhum governador”.

Mais cedo Maia também levantou a possibilidade da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as ações do governo federal na pandemia. A declaração de Maia ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar no domingo (17) o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford/AstraZeneca.

Nesta segunda, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, antecipou a vacinação em todo o país para às 17 horas de hoje. Veja quantas doses cada estado vai receber nesta primeira leva.