Fachada do Ministério da Defesa, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A pasta nega relevância do documento “Cenários de Defesa 2040”.
Fachada do Ministério da Defesa, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A pasta nega relevância do documento “Cenários de Defesa 2040”.| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O Ministério da Defesa negou que a minuta "Cenários de Defesa 2040", divulgada pelos jornais Folha de São Paulo e Valor Econômico, nesta sexta-feira (7), retrate visões do governo sobre os desafios militares do país nas próximas décadas. Em nota, a pasta diz que o documento é um trabalho acadêmico desenvolvido na Escola Superior de Guerra (ESG) que ainda "carece de análise crítica" e "não reflete a posição da ESG ou do Ministério da Defesa". Acrescenta que "cenários prospectivos são ferramentas empregadas por qualquer corporação ou país de sucesso" e que a liberdade acadêmica é requisito para a excelência de instituições de ensino. Por fim, ressalta a importância da parceria com a França e diz que o trabalho "carece de análise crítica" pelo ministério.