roberto jefferson
Roberto Jefferson divulgou vídeo para aliados. Ele está preso desde o dia 13 de agosto.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu prazo de 24 horas para que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro e o Hospital Samaritano Barra expliquem à Corte as circunstâncias da gravação de um vídeo divulgado pelo ex-deputado Roberto Jefferson no último dia 14.

No vídeo, Jefferson afirma orar "em desfavor do Xandão" e diz que "Xandão não tem misericórdia de ninguém". O ex-deputado usa o apelido "Xandão" para se referir ao ministro Alexandre de Moraes. O presidente afastado do PTB também leu trechos da Bíblia. O vídeo foi divulgado pelo portal Metrópoles. O ministro considerou que houve descumprimento das medidas restritivas impostas pelas decisões do STF. A administração penitenciária e o hospital deverão esclarecer como ocorreu a gravação e a divulgação do vídeo.

Roberto Jefferson passou mais de um mês internado no Hospital Samaritano Barra, na zona oeste do Rio de Janeiro. Na última quinta-feira (14), ele voltou ao presídio Bangu 8 escoltado pela Polícia Federal após receber alta. O ex-parlamentar está preso desde o dia 13 de agosto no âmbito do inquérito que investiga as milícias digitais.