roberto jefferson
O ex-deputado Roberto Jefferson.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enviou nesta quarta-feira (9) para a Justiça Federal de Três Rios, no Rio de Janeiro, as investigações contra o ex-deputado Roberto Jefferson por ter atirado em agentes da Polícia Federal. Desde o dia 24 de outubro, o ex-parlamentar está preso preventivamente em Bangu 8, no Rio.

"Declino, na competência do STF, ao Juízo da 1ª Vara Federal de Três Rios (RJ) tão somente em relação aos crimes previstos no Código Penal, e outros eventualmente conexos, pelos quais Roberto Jefferson é investigado, preservados todos os atos decisórios, cabendo ao Juízo declinado a reavaliação periódica da prisão, nos termos do Código de Processo Penal", escreveu o ministro.

O ministro apontou que Jefferson pode ser julgado por um tribunal do júri, já que suas ações podem ser consideradas crime doloso contra a vida, informou o portal g1. A Polícia Federal indiciou o ex-deputado por quatro tentativas de homicídios contra policiais.

A equipe da PF, incumbida do cumprimento do mandado de prisão de Jefferson, no dia 23 de outubro, foi surpreendida com a resistência do ex-deputado. Ao se dirigir à sua residência, localizada no município de Levy Gasparian (RJ), os policiais foram recebidos a tiros por Roberto Jefferson, que também lançou três granadas.