Alexandre de Moraes
O ministro da STF Alexandre de Moraes prorrogou pela segunda vez o inquérito sobre milícias digitais.| Foto: Nelson Jr./STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes prorrogou por 90 dias o inquérito que investiga a atuação de supostas milícias digitais antidemocráticas. Moraes é o relator do caso e estendeu o prazo de conclusão no dia 5 de janeiro, pois o inquérito estava previsto para ser encerrado na quinta-feira (6). Esta é a segunda vez que a apuração é prorrogada, a primeira foi em outubro. No despacho, o ministro apontou "a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento".

Em julho do ano passado, Moraes determinou a abertura do inquérito, após a Polícia Federal apresentar provas sobre a articulação de grupos nas redes sociais com ataques às instituições. O ex-deputado Roberto Jefferson foi preso em agosto de 2021 no âmbito do inquérito das milícias digitais. Na última sexta-feira (7), o ministro também prorrogou as investigações sobre suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro (PL) na PF. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.