moro
O ex-ministro da Justiça e ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro.| Foto: Lula Marques/Fotos Públicas

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) afirmou nesta terça-feira (23) que o Supremo Tribunal Federal (STF) cometeu um "erro judiciário" ao considerá-lo parcial para julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no processo do tríplex do Guarujá (SP). "Eu nunca tive nenhuma animosidade pessoal em relação ao ex-presidente, eu fazia meu trabalho como juiz. Então, eu tomei essa decisão [de proferir a condenação] com a consciência tranquila, porque era isso que determinavam as provas. O que aconteceu depois, com todo o respeito ao Supremo, eu avalio como sendo um erro judiciário. O tempo vai dizer isso", disse o pré-candidato em entrevista à CNN Brasil nesta noite.

Moro era o juiz responsável pelos processos da Lava Jato e determinou a prisão do petista. Agora candidato à presidência pelo Podemos, o ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro diz acreditar que, mesmo se não fosse preso, Lula não teria vencido a eleição de 2018.

"O ex-presidente insistiu na sua candidatura em 2018 quando estava inelegível. E, no fundo, ele foi poupado de uma derrota, porque havia na memória das pessoas muito claro não só esses modelos de corrupção do Partido dos Trabalhadores, mas a grande recessão de 2014 a 2016. Nunca houve uma recessão tão grande no Brasil, e as pessoas se esquecem. E as sementes dessa recessão foram plantadas durante o governo Lula", afirmou.