Ministro do STF Marco Aurélio Mello segue despachando mesmo no recesso do Judiciário. - depoimento Bolsonaro
Em entrevista ao jornal O Globo, Marco Aurélio Mello responsabilizou o Estado sobre os atos violentos em Brasília.| Foto: Divulgação/STF

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio de Mello, atribuiu os atos violentos que ocorreram em Brasília neste domingo (8) ao Estado como um todo e não somente ao governo do Distrito Federal. Em entrevista ao Jornal O Globo, o ministro disse que ficou "estarrecido" com o vandalismo e questionou: "onde esteve o Estado como um grande todo?".

"É algo impensável ter o STF depredado, ter o Congresso Nacional depredado, como ocorreu. Vamos fechar o Brasil para balanço", afirmou o ministro.

Mello ainda ressaltou que os "atos terroristas" foi um episódio "muito pior" do que o do Capitólio em janeiro de 2021. "Lá teve resistência. E a repercussão internacional aqui é péssima. A insegurança jurídica é total para o Brasil. O que investidor brasileiro vai pensar disso aqui? Que é uma república de banana", disse o ministro ao Globo.

O ex-ministro também não deixou de fazer críticas ao próprio STF, que derrubou condenações impostas pela Lava Jato contra o presidente Lula, devolvendo a possibilidade do petista disputar a última eleição.

"Falhou todo mundo, e começou a falha no próprio STF, quando ressuscitaram politicamente o ex-presidente Lula, dando o dito pelo não dito, quando enterraram a suspeição do Sérgio Moro, que veio a ser resgatado politicamente pelo Paraná. O que começa errado, nós aprendemos quando garotos, não acaba bem", destacou.