Operação Lesa Pátria
Oitava fase da Operação Lesa Pátria cumpre mandados de prisão de suspeitos por participação nos atos de 8 de janeiro.| Foto: Andre Borges/EFE

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta sexta (17), 32 mandados de prisão e 46 de busca e apreensão na oitava fase da Operação Lesa Pátria. A operação investiga pessoas supostamente envolvidas nos atos de 8 de janeiro que culminaram com a invasão e a depredação dos Três Poderes em Brasília.

Os mandados são cumpridos nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal. Segundo a PF, a operação mira envolvidos na participação, financiamento ou omissão nos atos.

Segundo a corporação, os alvos da operação são investigados por “abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.

Na última fase da Operação Lesa Pátria, realizada no começo do mês, a PF cumpriu três mandados de prisão e oito de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais e Paraná. Desde fevereiro, quando a operação começou a ser realizada, já foram cumpridos 31 mandados de prisão preventiva ou temporária e 58 de busca e apreensão.