O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco
O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, faz nesta sexta-feira (26) uma videoconferência com governadores para tratar dos temas relacionados às ações do comitê nacional criado para enfrentar a pandemia da Covid-19. Na pauta, questões como a falta de insumos, de vacinas, de oxigênio e de leitos de UTI nos hospitais públicos e privados de todo o país. A proposta é o estabelecimento de um acordo de procedimento do comitê.

"Obviamente que os governadores têm autonomia como entes federados, os estados, de poder fazer a sua interlocução com o governo federal, de fazer o enfrentamento da pandemia, inclusive com a legitimação dada pela Constituição e pelas decisões do Supremo Tribunal Federal. Mas o que vamos buscar é estabelecer essa interface com os governadores e este comitê nesse enfrentamento da pandemia para corrigir os erros até aqui existentes", disse Pacheco.

O órgão será coordenado pelo presidente e terá como integrantes os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), além de um membro observante indicado pelo Conselho Nacional de Justiça. O Ministério da Saúde exercerá a Secretaria-Executiva.