Maracanã
Maracanã é cotado para sediar final da Copa América| Foto: Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo

O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) vai entrar ainda nesta segunda-feira (31), com um mandado de segurança no STF para barrar a realização da Copa América no Brasil em meio à pandemia de covid-19. O pedido é assinado em conjunto com a direção do partido.

O principal argumento é o de que a crise sanitária não está controlada e o evento esportivo pode contribuir para o aumento do número de infecções pelo novo coronavírus e para o surgimento de novas variantes da doença, violando os direitos fundamentais à vida e à saúde. "É por demais evidente que a permissão ou mesmo a facilitação do Governo para realização de tal evento em momento no qual o Brasil atravessa a fase mais aguda da pandemia representa absoluta temeridade e descaso das autoridades federais com a saúde pública", diz um trecho da ação que está sendo finalizada.

Em outra frente, o Partido dos Trabalhadores (PT) pediu ao ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação que obrigou o governo federal a apresentar um plano nacional de imunização contra o coronavírus, que suspenda as negociações para a organização do evento. O pedido foi apresentado na forma de adendo no mesmo processo.