Cerca de 50 agentes da Polícia Federal e oito servidores da CGU cumprem onze mandatos de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo.
Cerca de 50 agentes da Polícia Federal e oito servidores da CGU cumprem onze mandatos de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo.| Foto: Divulgação/CGU

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (28) uma nova ação contra a Precisa Medicamentos, no âmbito das investigações sobre supostas irregularidades na negociação para compra da vacina indiana Covaxin por parte do Ministério da Saúde.

Cerca de 50 agentes da Polícia Federal cumprem onze mandatos de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo. A operação foi autorizada pela 12ª Vara Criminal do Distrito Federal e tem a participação da Controladoria-Geral da União (CGU).

A Precisa foi intermediária na negociação entre o governo brasileiro e a empresa indiana Bharat Biotech, que produz a vacina Covaxin. A negociação é alvo de suspeitas de superfaturamento e privilégio à Bharat na comparação ao tratamento dado a outras empresas.

Em nota, a CGU afirmou que no decorrer das apurações, foi identificado que a Precisa apresentou documentos falsos ao Ministério da Saúde e à CGU. Ainda segundo o órgão, os trabalhos revelaram uma carta fiança irregular emitida por outra empresa que não tem autorização para funcionamento pelo Banco Central, além de outros indícios de fraude nas assinaturas e documentos constitutivos da empresa. Ainda de acordo com as investigações, as cartas de fiança inidôneas apresentadas para o Ministério da Saúde e diversos outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais podem alcançar mais de R$ 500 milhões.