PRF
Estudos começaram em março e teste efetivo das câmeras nos uniformes dos agentes da PRF deve começar no final do ano.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou, nesta quinta (25), que está estudando o uso de câmeras corporais nos uniformes de agentes da corporação durante ações de abordagem, em uma parceria com especialistas de 53 instituições.

Em uma primeira etapa, que começou em março, o grupo de trabalho composto por 16 policiais testa equipamentos de cinco marcas, analisa aspectos como a captação e armazenamento das imagens, além do custo de implementação.

“Entendemos o projeto das câmeras corporais como um passo fundamental para o futuro da PRF, por ser esse um instrumento de garantia, não só para a sociedade, mas, na visão da PRF, fundamental para a segurança do próprio policial”, disse Antônio Fernando Souza Oliveira, diretor-geral da PRF, em nota à Gazeta do Povo.

A PRF afirma, ainda, que os testes práticos com as chamadas “bodycams” devem começar no final deste ano. As imagens capturadas pelas câmeras podem vir a ser utilizadas, no futuro, como prova em eventuais processos judiciais.

No ano passado, um homem de 38 anos morreu durante uma abordagem policial em Sergipe. Os policiais foram afastados das atividades e um processo disciplinar foi instaurado para apurar a ação.