O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e o ex-presidente Lula.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e o ex-presidente Lula.| Foto: Ricardo Stuckert.

O PT abriu mão da candidatura ao governo de Pernambuco para apoiar o nome indicado pelo PSB no estado. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se encontrou nesta quinta-feira (3) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Paulo. No encontro, Câmara anunciou o deputado federal Danilo Cabral como candidato do PSB em Pernambuco. No final do ano passado, o PT chegou a lançar o senador Humberto Costa como pré-candidato ao governo do estado.

O estado era um dos um dos obstáculos para o apoio da legenda à candidatura de Lula ao Planalto. Ainda restam atritos entre os dois partidos em outros estados, como São Paulo. Os petistas pretendem lançar ao governo paulista o ex-prefeito Fernando Haddad, já o PSB quer emplacar a candidatura do ex-governador Márcio França.

"No acordo, o PSB exigiu o apoio do PT no estado. A direção nacional fez o acordo e não vamos ter candidato em Pernambuco", disse Costa ao jornal O Globo. Além do apoio a Lula, as duas siglas discutem a formação de uma federação, que incluiria também o PCdoB e o PV. Danilo Cabral foi coordenador da campanha de Eduardo Campos ao governo de Pernambuco em 2006 e está em seu terceiro mandato na Câmara.