O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.| Foto: Walterson Rosa/Ministério da Saúde.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se encontrou nesta quinta-feira (17) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, para discutir a possível flexibilização do estado de emergência sanitária no país. O encontro contou com a presença do advogado-geral da União, Bruno Bianco, e durou cerca de 30 minutos na sede da Corte.

Queiroga afirmou a jornalistas ao deixar a reunião que não se trata de rebaixar o status da Covid-19 de pandemia para endemia, contrariando o que disse o presidente Jair Bolsonaro sobre o tema nesta semana. "As pessoas às vezes confundem transformar pandemia com endemia. Não é prerrogativa do ministro transformar a pandemia em endemia. O que o ministro faz é, dentro da lei, estabelecer a duração da emergência sanitária, em conformidade com o regulamento sanitário internacional", disse Queiroga.

Queiroga afirmou que já se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar do mesmo tema. "​​Temos um cenário de desaceleração da Covid no Brasil. Dentro desse contexto, o que nós discutimos foi a duração da emergência sanitária de importância nacional. Tenho dialogado com os presidentes dos Poderes", disse.

Em nota, Fux afirmou que o ministro da Saúde destacou que nada será alterado de "forma abrupta" no país. No entanto, ao contrário do que disse Queiroga, o magistrado apontou que a mudança de pandemia para endemia foi abordada na conversa.

"No encontro, o Ministro Queiroga informou que o governo federal estuda uma transição da situação da pandemia da Covid-19 para endemia e destacou que nada será alterado de forma abrupta. O Ministro da Saúde também fez um relato da situação epidemiológica do país", disse o presidente do Supremo.