O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros
O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros| Foto: Pedro França/Agência Senado

O relator da CPI da Covid do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), disse que concorda com a ideia de incluir o ministro da Economia, Paulo Guedes, entre as pessoas que terão seu indiciamento proposto no relatório final da comissão. A proposta foi sugerida pelo vice-presidente do colegiado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Segundo Renan, Guedes negou o pagamento do auxílio emergencial, o que agravou os números da pandemia de Covid-19 no Brasil. O emedebista destacou, no entanto, que a inclusão ou não será uma decisão da maioria dos membros da CPI.

A declaração foi dada por Renan em entrevista coletiva antes da reunião da CPI desta terça-feira (19), quando a comissão ouve o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Elton da Silva Chaves, naquele que está previsto para ser o último depoimento do colegiado.

Na entrevista, Renan também falou sobre a crise que se instalou na cúpula da CPI após o vazamento do seu relatório, que tem sido divulgado pela imprensa desde o fim de semana. Ele minimizou os impactos do vazamento, ao dizer que grande parte das informações já havia sido tornada pública. E, embora tenha negado ser o responsável pela divulgação, questionou: "se eu quisesse ter vazado, eu vazaria. Qual a combinação que pode impedir que o relator anuncie sua proposta?". O vazamento irritou a cúpula da comissão e senadores como o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), disseram terem sido surpreendidos por Renan.