O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL).
O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL).| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que a comissão irá comprovar a política de testes em humanos que teria sido conduzida pela Prevent Senior com o chamado "Kit Covid". O senador também aponta que o presidente Jair Bolsonaro sabia dos testes.

"É um caso escabroso de utilização de idosos para testes sem o consentimento deles. Isso é algo condenável sob qualquer aspecto, muito mais com a participação do presidente da República", disse o senador em entrevista ao jornal O Globo, divulgada neste domingo (19).

O plano de saúde Prevent Senior é acusado de ocultar mortes de pacientes que participaram de um estudo para testar a eficácia da hidroxicloroquina e da azitromicina no tratamento Covid-19, como mostrou a GloboNews. Renan afirmou que a comissão colaborou para a "erosão" do governo Bolsonaro. "Hoje o presidente, e as pesquisas comprovam, é tido como uma pessoa na qual a população não acredita, tido como incompetente e corrupto", pontuou.

O relator também considera que não houve excessos nas investigações da CPI da Covid. "Nunca quisemos transformar a CPI em tribunal de exceção. É uma investigação sem Deltan Dallagnol, sem Sergio Moro, sem Rodrigo Janot", afirmou.