Remédios vencidos não devem ser descartados diretamente no lixo comum.
Poucos sabem qual é o destino de um medicamento inutilizado. Na hora de jogar fora, o destino de muitos deles é a lixeira ou o vaso sanitário. Uma prática feita por grande parte da população, porém, errada. O descarte inadequado de remédios pode trazer danos ao meio ambiente, segundo especialistas.
A população do DF já pode tomar uma atitude correta quando tiver medicamentos vencidos acumulados dentro de casa. Isso porque foi sancionada a Lei 5092/2013 que obriga as farmácias e drogarias do Distrito Federal a receberem do consumidor os medicamentos com data de validade vencida.
Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado
Projeto aprova suspensão do reajuste de medicamentos| Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

A suspensão de reajustes no preço de medicamentos e mensalidades de planos de saúde foi aprovada pelo Senado na noite de terça-feira (2) e agora segue para votação na Câmara dos Deputados. O texto prevê que os preços de medicamentos fiquem congelados por 60 dias e os de planos e seguros de saúde, por 120 dias. Os prazos passam a valer se matéria for aprovada e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. Em abril, o governo havia determinado a suspensão do reajuste no preço dos medicamentos por 60 dias e voltou a liberar em 1º de junho.