A senadora Simone Tebet (MDB-MS)
A senadora Simone Tebet (MDB-MS)| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) defendeu que o Senado avance com os processos de indicação de André Mendonça ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). "Não é um direito nosso o de sabatinar, é um dever. O direito é de votar a favor ou contra a indicação", declarou a parlamentar, em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (25).

Mendonça foi indicado para a corte pelo presidente Jair Bolsonaro, para ocupar a vaga aberta após a aposentadoria do ministro Marco Aurélio. A primeira etapa após a indicação é a realização de uma sabatina com ele pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da casa. Mas, nos últimos dias, ganhou corpo no Senado a possibilidade de não se pautar a sabatina, como retaliação ao pedido de impeachment feito por Bolsonaro contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. A mobilização estaria sendo liderada pelo presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Para Tebet, o Senado não pode "fazer brincadeira ou ameaça". "Não podemos nos tornar o que nós combatemos", declarou. A senadora disse concordar com um eventual agendamento da sabatina com Mendonça para depois do dia 7 de setembro: "o calendário está apertado". Para o dia 7 estão previstas manifestações em defesa do governo, e o presidente Bolsonaro deve comparecer em atos nas cidades de São Paulo e Brasília.