Cloroquina segue sendo pesquisada
Cloroquina e hidroxicloroquina seguem sendo pesquisadas como possíveis tratamentos para a Covid-19.| Foto:

Atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou, nesta segunda-feira (15), uma investigação acerca dos gastos do Executivo com a aquisição e distribuição dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina durante a pandemia de Covid-19. A investigação se dá no âmbito do inquérito que apura supostas irregularidades na atuação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, à frente da pasta.

O ministro também deu aval para a requisição de e-mails institucionais trocados entre o Ministério da Saúde e o governo de Manaus durante o combate à pandemia, e também validou a requisição de informações sobre o transporte de oxigênio à região. Lewandowski validou, além disso, a identificação e posterior oitiva de desenvolvedores do aplicativo TrateCov, disponibilizado pelo Ministério da Saúde a médicos de Manaus. A plataforma supostamente recomendava o uso de cloroquina e ivermectina para tratamento de sintomas de náusea, diarreia e até ressaca.

"Afirma [a PGR], ainda, que quanto à distribuição de medicamentos e demais ações prioritárias do Ministério da Saúde, é preciso obter dados sobre gastos com a aquisição e distribuição dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina", afirmou Lewandowski. "Aduz que se faz necessário reunir elementos acerca do aplicativo 'TrateCov', disponibilizado pela supracitada Pasta para auxiliar médicos no diagnóstico da doença causada pelo novo coronavírus".