Ricardo Lewandowski
O ministro do STF Ricardo Lewandowski.| Foto: Nelson Jr./STF

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para a Procuradoria Geral da República (PGR) um pedido de investigação do presidente Jair Bolsonaro pela declaração sobre expor os nomes de técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolvidos na aprovação da vacinação de crianças contra a Covid-19 com doses da Pzifer. O pedido foi protocolado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), por suposta intimidação dos servidores.

O envio para manifestação da PGR é parte habitual do processo, pois cabe ao Ministério Público analisar pedidos do tipo e, quando couber, propor a abertura de inquérito.

No último dia 16, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que divulgaria publicamente os nomes de servidores da Anvisa que participaram do processo de autorização da imunização infantil com a vacina da Pzifer. "Eu pedi, extraoficialmente, o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de cinco anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento de quem são elas e obviamente formem o seu juízo", disse o presidente.

Ao menos mais uma ação sobre o episódio foi protocolada no Supremo, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Nela, o ministro Alexandre de Moraes determinou que Bolsonaro se explique sobre a declaração.