Edifício Solaris onde fica o “tríplex do Guarujá”.
Edifício Solaris onde fica o “tríplex do Guarujá”.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O tríplex do Guarujá atribuído pela operação Lava Jato ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ser sorteado pela internet pelo proprietário, o empresário Fernando Gontijo, que arrematou o imóvel em um leilão em 2018. Ele anunciou que pretende sortear o imóvel em março de 2022, segundo o Estadão. Gontijo afirmou que fechou uma parceria com uma empresa para sortear vários itens, como automóveis e TVs, nos próximos meses. O prêmio principal será o tríplex.

Segundo ele, qualquer pessoa está apta a concorrer ao fazer uma assinatura mensal de R$ 19,99 na plataforma Pancadão. Para Gontijo, o apartamento "tem características que o diferenciam de todos os outros porque faz parte da história do Brasil". Ainda não há uma expectativa sobre o possível valor que o triplex pode alcançar, o empresário acredita que a adesão será grande. "O sorteio na internet de um bem que deveria ser confiscado passa a mensagem de que o crime vale a pena", disse o ex-coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.

O imóvel foi atribuído ao ex-presidente pela Lava Jato e foi considerado fundamental na primeira condenação do petista em 2017. O ex-juiz Sergio Moro determinou a condenação de Lula em nove anos e seis meses de prisão. No entanto, a sentença foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) neste ano. Além disso, o Ministério Público Federal (MPF) reconheceu a prescrição do caso e solicitou o arquivamento do caso na semana passada.