Sputnik V t
Vacina russa Sputnik V| Foto: Juan Mabromata/AFP

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou que governadores dos estados interessados em adquirir doses da vacina russa Sputnik V vão se reunir para definir o recurso que será apresentado contra a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a importação do imunizante por estados e municípios.

"Sobre decisão da Anvisa quanto à vacina Sputnik, irei aguardar manifestação técnica de cientistas brasileiros e russos. Posteriormente, teremos reunião com governadores da Amazônia e do Nordeste para avaliar fundamentos técnicos, a serem apresentados ao STF e à própria Anvisa", escreveu o governador, no Twitter. A Anvisa decidiu vetar o pedido de importação da vacina Sputnik V em reunião extraordinária na segunda (26) por entender que há problemas no imunizante produzido pelo Instituto Gamaleya, da Rússia.

O veto é uma resposta à ação protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo Maranhão que fechou um contrato para aquisição de 4,5 milhões de doses do imunizante russo. Outros nove estados, como Ceará, Amapá e Piauí, também tentam importar o imunizante russo.