Os senadores Simone Tebet e Tasso Jereissati na sessão da CCJ que aprovou relatório da Previdência| Foto: Roberto Castello /Ascom

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira (1.º), por 17 votos a 9, a última versão do relator Tasso Jereissati (PSDB-CE) para o texto-base da reforma da Previdência.

CARREGANDO :)

Nenhum dos seis destaques ao texto-base (pedidos pontuais de mudança apresentados pelos partidos) foi aprovado.

O texto agora está pronto para ser votado em Plenário em primeiro turno. Essa votação, que estava prevista para 24 de setembro e foi adiada por causa de sessão do Congresso Nacional, deve ocorrer ainda nesta terça.

Publicidade

Na versão final do seu parecer, Tasso analisou 77 emendas apresentadas em Plenário. Ele rejeitou 76 e aceitou uma, que garantiria a servidores que recebem vantagens pecuniárias (bônus por desempenho, por exemplo) a incorporação integral dessa vantagem ao cálculo de benefício da aposentadoria. Esse dispositivo garantiria, assim, uma fórmula mais "camarada" para a aposentadoria de servidores que receberam esse tipo de vantagem. O mecanismo, no entanto, foi retirado pelo próprio autor, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Por acordo, não houve pedido de vista por causa dessa modificação.

Tasso também fez uma emenda de redação para deixar claro que somente trabalhadores informais de baixa renda é que terão direito a contribuir para a Previdência com alíquota mais especial, mais baixa.

A votação dos destaques

Seis destaques ao texto-base foram apresentados, de autoria dos partidos Podemos, PT, Pros, PDT e Rede. Em votação, a CCJ rejeitou três deles:

  • a emenda 521, do PT, que buscava uma fórmula de cálculo mais vantajosa para a aposentadoria por incapacidade;
  • a 522, do Pros, que melhorava o cálculo da aposentadoria especial por insalubridade ou periculosidade; e
  • a 555, do PDT, que buscava manter as atuais regras de acesso ao abono salarial.

Um dos destaques, da Rede, foi retirado. E dois, do Podemos, não foram votados em decorrência da ausência do líder do partido.

Publicidade

PEC paralela

A CCJ já tinha se reunido, quase um mês atrás, para votar o primeiro relatório de Tasso, que retirou alguns pontos do texto principal da reforma e também propôs a criação de uma PEC "paralela" para incluir estados e municípios e outras mudanças de mérito na reforma. A comissão aprovou essa primeira versão do relatório por 18 votos a 7, no dia 4 de setembro.

A PEC paralela tem tramitação autônoma e ainda não ganhou parecer na CCJ. O relator também é o senador Tasso. Não há prazo para apresentação do parecer.