• Carregando...
Ciclone RS
Corpo de bombeiros segue em busca de cinco pessoas desaparecidas após o ciclone extratropical que atingiu o RS e SC na última sexta.| Foto: reprodução/Twitter Eduardo Leite

O corpo de bombeiros segue as buscas por três moradores da cidade de Caraá (RS) e dois tripulantes de um barco de pesca de Garopaba (SC) desaparecidos desde a última sexta (16) por causa de um ciclone extratropical que atingiu os dois estados.

O fenômeno climático provocou a morte de 13 pessoas no Rio Grande do Sul, principalmente entre a região serrana e o litoral Norte. Ao todo, 2,1 milhões foram afetados em 41 municípios principalmente no estado gaúcho, onde há 3,7 mil desabrigados e 697 desalojados pelas chuvas intensas.

As mortes foram registradas nas cidades de Maquiné, São Leopoldo, Esteio, Novo Hamburgo, Gravataí, Caraá, Bom Princípio e São Sebastião do Caí.

O governo do Rio Grande do Sul instalou um gabinete de crise para tratar de um plano de ação coordenado entre municípios e o gabinete do governador Eduardo Leite (PSDB), que vai concentrar esforços em ajuda humanitária e recuperação dos serviços básicos nas cidades afetadas. Leite deve ir a Brasília nesta semana em busca de recursos da União.

No fim de semana, os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, estiveram nos dois estados.

Em Santa Catarina, não há registro de mortes e nem de pessoas desabrigadas ou desalojadas. A água que alagava os municípios já baixou e as cidades que tiveram deslizamentos já estão recuperando esses locais, segundo o ministério.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]