Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Supersalários"

CNJ restringe pagamento de novos penduricalhos a juízes

CNJ restringe pagamento de novos penduricalhos a juízes
Resolução do CNJ proíbe o pagamento de novos penduricalhos por decisão administrativa de tribunais para todos os órgãos do Judiciário. (Foto: G.Dettmar/Ag.CNJ)

Ouça este conteúdo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (20) uma resolução que proíbe todos os órgãos do Poder Judiciário de reconhecer o pagamento de novos benefícios ou vantagens a juízes por decisão administrativa.

A iniciativa restringe a criação de novos “penduricalhos”, verbas que aumentam os salários dos magistrados, mas não extingue esse benefício.

Com a resolução, o reconhecimento dessa remuneração só ocorrerá a partir do trânsito em julgado de decisão judicial em ação coletiva ou precedente qualificado dos tribunais superiores.

VEJA TAMBÉM:

Aprovada por unanimidade, a norma foi editada pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e pelo corregedor nacional de justiça, Mauro Campbell Marques.

Em nota, o CNJ informou que a resolução também estabelece que o pagamento retroativo de qualquer verba remuneratória ou indenizatória, prevista ou não na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman), somente será realizado após autorização prévia da Corregedoria.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.