i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Serviço

Cota racial nas eleições 2020: quais os riscos e critérios | Entenda em 1 minuto

  • Por Gazeta do Povo
  • 18/09/2020 17:57

As eleições 2020 vão ter uma novidade, além da data, em ajuste aos problemas de calendário provocados pela pandemia do coronavírus. Estreia neste ano uma espécie de cota racial para candidatos.

Mas como isso vai funcionar? Entenda com a gente em um minuto.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu que os partidos devem reservar parte dos recursos do fundo eleitoral para candidatos negros, de forma semelhante ao que já acontece com candidaturas femininas.

A medida originalmente iria valer somente a partir das eleições de 2022, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que passaria a valer já neste ano.

A regra define que os fundos públicos e o tempo de televisão destinados às campanhas têm de ser divididos proporcionalmente entre candidatos negros e não negros.

Cota racial nas eleições 2020

Assim, se o partido tem 30% de candidatos negros, 30% dos recursos devem ser distribuídos a essas candidaturas.

A ideia é oferecer uma igualdade de condições para todos os candidatos, independente de sua cor.

Segundo dados do IBGE, em 2018, 9,7% das candidaturas de pessoas brancas a deputado federal superaram a marca de R$ 1 milhão. Já entre as candidaturas entre pretos e pardos, esse índice foi de apenas 2,7%.

Só que há uma preocupação de que essas cotas raciais sejam usadas para que os partidos lancem candidatos laranja, como já acontece com a cota feminina.

O receio dos movimentos de igualdade racial nos partidos é que, sem parâmetros claros, a reserva beneficie candidatos que não necessariamente militam no movimento negro (um candidato se identifica como negro, por exemplo, apenas para assegurar recursos de campanha.

Outro temor é que os partidos alijem integrantes da chamada negritude partidária para aumentar repasses a outros candidatos mais bem quistos pelas direções partidárias.

E existe até a possibilidade de que a siglas contabilizem como gastos dos movimentos negros custos ocorridos coletivamente com outros integrantes do partido (exemplo: um panfleto de um político branco ao lado de um negro ser contabilizado como custo da negritude).

Conteúdo editado por:Rodrigo Fernandes
2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    denise de sene

    ± 0 minutos

    País sem futuro!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 5 dias

    Para início de conversa a tal "cota racial" reservadas para afrodescendentes já é uma demonstração de racismo. E as outras cores !? Agora querem enfiar goela abaixo a cota racial para as eleições !?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]