i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Lava Jato, Greenfield...

O que está por trás da debandada de procuradores das operações anticorrupção

  • Brasília
  • 11/09/2020 16:31
Deltan Dallagnol deixa entrevista coletiva da Lava Jato em 2017: força-tarefa do MPF corre o risco de não ser renovada.
Deltan Dallagnol deixa entrevista coletiva da Lava Jato em 2017: agora ele está fora da operação.| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

O combate à corrupção no Ministério Público Federal (MPF) sofreu uma série de baixas na semana passada que abalou a confiança dos investigadores. Primeiro foi a saída do procurador Deltan Dallagnol da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, na terça-feira (1º) No dia seguinte, procuradores da força-tarefa de São Paulo pediram demissão coletiva. O movimento foi seguido por uma decisão que enfraqueceu a força-tarefa da Lava Jato que atua nos processos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por fim, o procurador Anselmo Lopes anunciou sua saída das investigações da Operação Greenfield, que investiga fraudes em fundos de pensão de estatais federais.

Procuradores ouvidos pela Gazeta do Povo enxergam na cadeia de acontecimentos um efeito dominó que é consequência da atuação do procurador-geral da República, Augusto Aras, para enfraquecer as forças-tarefas. A avaliação é de que Aras tem conseguido passar ao Congresso o recado de que está colocando um controle nas investigações. Isso causa desgaste e insatisfação de investigadores de casos de corrupção.

Os procuradores ouvidos também reforçam que a tentativa de asfixiar as forças-tarefas tem o objetivo de acelerar a discussão sobre a criação de um órgão específico para centralizar, em Brasília, as investigações de grandes casos de corrupção em andamento no país.

Tramita no Conselho Superior do Ministério Público Federal a proposta de implantação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Unac), que pretende substituir o modelo de forças-tarefas. A ideia é vista com ressalvas por procuradores do MPF.

Segundo os procuradores ouvidos pela reportagem, a prorrogação da Lava Jato do Paraná pelo período de apenas 140 dias, até 31 de janeiro de 2021, é um exemplo dessa pressão pela criação da Unac. Sem as forças-tarefas, haveria a necessidade de criar algo para colocar no lugar – justamente a Unac.

O desgaste que levou à debandada de procuradores também é causado pelos recentes ataques às forças-tarefas, que partem da própria cúpula do MPF. Entre eles está a tentativa de acesso da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao banco de dados das forças-tarefas, caso que foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Corregedoria do MPF.

Além disso, procuradores relatam perseguições a membros dos grupos de investigações através de processos disciplinares na Corregedoria e no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Nesta semana, por exemplo, o procurador Deltan Dallagnol, que era coordenador da Lava Jato no Paraná, foi punido no CNMP com uma pena de censura.

A avaliação dos procuradores que deixaram seus postos é de que eles perdiam mais tempo respondendo a esses ataques do que efetivamente trabalhando.

Força-tarefa do Rio fora de perigo. Por enquanto

A insatisfação das forças-tarefas de combate à corrupção espalhadas pelo país com a PGR só não alcança a Lava Jato do Rio de Janeiro. Mas isso, segundo um procurador ouvido pela Gazeta do Povo, pode mudar em breve.

A força-tarefa tem autorização para funcionar até o final deste ano, quando vai precisar ser prorrogada pela PGR. A avaliação entre os procuradores de outras forças-tarefas é de que enquanto a Lava Jato do Rio de Janeiro estiver investigando o governador afastado Wilson Witzel (PSC), adversário político do presidente Jair Bolsonaro, terá o apoio da PGR comandada por Aras – que estaria interessado em ser indicado por Bolsonaro para uma vaga no STF.

Debandada começou com a saída de Deltan

O primeiro a deixar as investigações de combate à corrupção foi Deltan Dallagnol, que anunciou em 1º de setembro sua saída da Lava Jato para se dedicar a um tratamento de saúde de sua filha caçula.

A decisão de Deltan ocorre em meio a diversos ataques à operação, parte deles partindo da própria Procuradoria-Geral da República (PGR). Deltan também corria o risco de ser afastado do comando da operação por decisão do Conselho Nacional do Ministério Público.

Mesmo deixando a coordenação da força-tarefa, Deltan acabou sendo punido com uma pena de censura pelo CNMP na terça-feira (8). Na prática, a pena impede a promoção do procurador pelo período de um ano.

Os conselheiros puniram Deltan por tuítes contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL), no início de 2019, quando o procurador fez campanha pelo voto aberto na disputa pela presidência do Senado. O CNMP entendeu que Deltan extrapolou os limites da liberdade de expressão.

Ao deixar a força-tarefa da Lava Jato, Deltan disse em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo que pressões contra a agenda anticorrupção do país existem e decisões externas à Lava Jato que serão tomadas daqui por diante causam preocupação. O procurador se referia, entre outros pontos, à decisão sobre a renovação ou não da autorização para que a força-tarefa continue funcionando. A Lava Jato pedia a prorrogação por um ano. Conseguiu continuar apenas até o fim de janeiro.

Procuradores da Lava Jato em São Paulo pediram desligamento

No dia 2 de setembro, sete procuradores da Lava Jato em São Paulo informaram desligamento coletivo da força-tarefa em comunicado endereçado a Augusto Aras.

No texto, os integrantes informam a data em que pretendem deixar o grupo e afirmam que o motivo das saídas se refere, "em síntese, a incompatibilidades insolúveis com a atuação da procuradora natural dos feitos da referida Força-Tarefa, Dra. Viviane de Oliveira Martinez".

Segundo o site O Antagonista, a crise em São Paulo tem origem em uma determinação da Corregedoria do Conselho do MP para que todas as investigações sejam direcionadas para o gabinete de Viviane Martinez.

A procuradora tem se recusado a assinar denúncias e outros pedidos com os colegas da força-tarefa, o que pode gerar pedidos de nulidades das investigações, já que ela é a procuradora natural do caso.

Lava Jato no STJ também passou por mudanças

No STJ, também houve mudanças que afetam a força-tarefa da Lava Jato que investiga políticos com prerrogativa de foro no tribunal. No dia 3, o conselheiro Marcelo Weitzel, do Conselho Nacional do Ministério Público, determinou que os casos que cheguem ao STJ sejam distribuídos à subprocuradora Áurea Maria Etelvina Pierre, a procuradora natural das investigações.

A partir de agora, caberá a ela decidir se compartilha ou não os casos com os outros procuradores da força-tarefa no STJ. Antes, os recursos eram distribuídos automaticamente para os procuradores nos casos em que eles já atuavam.

Segundo o site O Antagonista, Áurea Pierre é alvo de um processo disciplinar por engavetar mais de mil processos em 2017. A movimentação na força-tarefa do STJ também abre espaço para nulidades de casos que não tenham assinatura dela.

Coordenador da Greenfield anuncia saída e reclama de falta de estrutura

Na sexta-feira passada (4), foi a vez do procurador Anselmo Lopes anunciar sua saída das investigações da Operação Greenfield, responsável pelas investigações de desvios de fundos de pensão de estatais e bancos públicos. Ele era o procurador natural da operação no Distrito Federal e permutou de ofício com Cláudio Drewes, procurador-chefe do Ministério Público Federal no Distrito Federal.

Em uma carta aberta à sociedade e aos colegas do MPF, Anselmo Lopes relata que sua decisão em afastar-se do caso foi motivada pela insatisfação com a insuficiência de dotação de uma estrutura adequada de trabalho à força-tarefa.

Ele considera ser impossível “que um só procurador da República se dedique com exclusividade a esse complexo investigativo. Por maior que seja o espírito público e a vontade de lutar pela Justiça, permanecer como único membro de dedicação exclusiva à Força-Tarefa pareceu-me inaceitável”.

Em julho, a Gazeta do Povo mostrou que a Greenfield passa por uma asfixia. A força-tarefa já teve cinco procuradores dedicados exclusivamente ao caso, mas atualmente contava apenas com Anselmo. Os demais integrantes do grupo precisam acumular outras funções.

Debandada de procuradores da PGR foi a primeira

Em junho, os procuradores Hebert Reis Mesquita, Luana Vargas de Macedo e Victor Riccely, que atuavam na Lava Jato na PGR também pediram demissão. Com isso, o grupo da Lava Jato que investiga políticos com foro no Supremo Tribunal Federal (STF) ficou sem nenhum integrante além da coordenadora, a subprocuradora Lindôra Araújo, principal aliada de Aras na PGR.

Na ocasião, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e a força-tarefa da Greenfield emitiram nota para prestigiar o trabalho dos colegas da PGR e demonstrando "integral confiança" neles. O texto expressa, ainda, "profundo agradecimento e admiração pelos procuradores", considerados "competentes, dedicados, experientes e amplamente comprometidos com a integridade, a causa pública e o combate à corrupção e enfrentamento da macrocriminalidade".

A saída coincidiu com a visita de Lindôra Araújo à força-tarefa da Lava Jato no Paraná, em busca de dados sigilosos das investigações. O caso foi parar na Corregedoria Nacional do MPF.

O grupo de Curitiba questiona a tentativa de obtenção do banco de dados das investigações sem um objeto definido para investigar. Há um temor por parte dos procuradores de que as informações pudessem ser usadas politicamente. Os procuradores ressaltam que Lindôra é a procuradora “mais bolsonarista” da PGR, além de ter um vínculo com o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro.

41 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 41 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Alexandre Paranaense

    ± 14 horas

    E como fica o discurso anticorrupção do Bolsolula? Moro 2022

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

    ± 2 dias

    O STF com a pior composição da sua história escolhidos pelos piores critérios , um procurador escolhido fora da lista tríplice sob medida , some se a isso a PF conseguindo escancarar a podridão do andar de cima do judiciário , totalmente sem controle e cometendo todo o tipo de abuso , e sem o apoio de um povo cansado enfrentado a pior epidemia já vista é claro que estes heróis não conseguiriam aguentar sozinhos , perde o Brasil e nossa geração que vai continuar trabalhando para manter além dos políticos marginais corruptos um estado inchado ineficiente e com privilégios sem paralelo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CESAR CAVALLI SABBAGA

    ± 4 dias

    Tem um comentário lá em baixo intrigante (é o primeiro comentário). O autor diz que a "Lavajato sempre teve um viés esquerdista". UAU, uma força-tarefa que levou aquele que é maior líder esquerdista do país (corrigindo: FOI) para a cadeia tem viés esquerdista?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      VivaoBrasil

      ± 4 dias

      cesar, quem escreveu não deve saber nem o que significa viés.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marilena lopes cavalheiro

    ± 4 dias

    Vergonhosa esta atuação da PGR . Aras faz tudo q Bolsonaro quer, visando ida p o STF

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDGAR ALBERTO PERIN

    ± 4 dias

    Já li algo parecido, assim: não me assusta o barulho dos maus; Me dá medo o silêncio dos bons! - E aí, senhores deputados, senadores? E aí, senhores juízes? E aí, Sr. Presidente? Quanta decepção!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 4 dias

    Assim caminha o Brasil. E nunca chegará a ter uma justiça que se aplique a todos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    OBSERVADOR

    ± 4 dias

    Os "guerreiros" contra a corrupção estão batendo em retirada ... O "Coronel" Aras está cumprindo a missão pela qual foi designado, tirar todo o suporte das forças tarefas que envolvem "certos nomes", principalmente a lava jato. Que Brasil é este, que não acolhe seus "soldados guerreiros", deixa os morrer. Os Procuradores, antes impávidos, agora se veem obrigados a abandonar o front. A clava forte da injustiça, está agindo contra seus filhos, e provocando-os a fugir da luta, condenando-os à "morte".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 4 dias

    Lembram do fim da operação Mãos Limpas, na Itália? Pois é, aqui o fim da Lava Jato será mais melancólico ainda...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Rezende de Jesus

    ± 4 dias

    Justiça brasileira: o porto seguro dos bandidos ricos. O foro privilegiado, é o escudo das autoridades corruptas. T%á tudo dominado!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Intruso

    ± 4 dias

    Sigamos a romaria com cautela, carregando andor, q o santo é de barro..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 4 dias

    Realmente Bolçonaro já é o pior presidente que o país possa ter, disparado em primeiro lugar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 4 dias

    Aras , também conhecido como advogado de Bolsonaro, faz aquilo que o chefe manda. Dane-se o país de seu gado, o importante é defender os interesses da familia e das lojas de chocolates.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 4 dias

      Flavio Teixeira: Que nada. Para Bolsonaro, melhor deixar o Aras brecando as investigações na PGR.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Flavio Teixeira

      ± 4 dias

      Tem lugar garantido no stf...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON ZETI

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • Q

      Quincas

      ± 4 dias

      Para blindar a sua famiglia e a horda que o circunda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thinker

    ± 4 dias

    O discurso do candidato eleito para presidente era o combate à corrupção, mas depois de eleito pôs na chefia da PGR um nome fora da lista de indicados pelo procuradores e que parece imbuído da tarefa de reduzir a cinzas a operações de combate à corrupção. Não à toa o novo líder do governo na câmara é do partido PP, que foi aliado do PT e um dos mais afetados pela Lava Jato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    T-I-T

    ± 4 dias

    Se de fato vige no país o princípio do Promotor Natural - e o STF diz que sim - a maior parte dessas Forças-Tarefas violam o dito princípio e, pois, são nulas. Indicativo disso é o fato de procuradores poderem "se desligar" dessas FT's, como se o promotor natural pudesse fazê-lo fora das hipóteses legais (férias, licenças, impedimentos etc.). Não pode e se o faz é porque não seria (o desistente) o promotor natural do caso. Logo estava oficiando de forma viciada, isto é, inconstitucional. Essa atitude infantil poderá ser um tiro no pé.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 4 dias

    Aras quer decidir quem vai ser processado e quem vai ter processo engavetado. Vai proteger tanto petistas como bolsonaristas, tipo o 01.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 5 dias

    O estelionato eleitoral foi implementado e ratificado. O país sofre as consequências de sucessivas eleições de pessoas de má índole nos poderes da republica .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Deda

    ± 5 dias

    Bolsonaro escolheu para a PGR Augusto Aras porque sempre quis acabar com a Lavajato. Aras sempre foi um anti lavajista. Fora Bolsonaro!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Esio

    ± 5 dias

    Que infelicidade, ou foi intencional mesmo, nomear este procurador para o cargo mais alto da instituição. Veio para aliar-se a tudo o que não presta do congresso e do stf! Pobre Brasil dominado por corruptos e ladroes que tem as garantias para continuarem afundando nosso País!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 5 dias

    É triste dizer isso, mas Aras foi escolhido com essa missão: acabar com a lava jato. Os nossos políticos até brigam por um cargo, mas depois todos se unem. A turma é unida. Eles defendem uns aos outros como ninguém. Nós temos que mudar tudo. Tem que tirar essa gente que está aí, incluindo a justiça, todos. Tem que proibir os parentes deles até a quinta geração de concorrer a cargo público e dos novos, permitir apenas um da família. Acabar também com a carreira política. Depois um desses morre e a imprensa diz: dou a vida toda para a pátria. Todos, sem exceção, são ladrões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Vidal Gomes

    ± 5 dias

    Augusto Aras caminha para ficar na história do Ministério Público, o tempo dirá com qual conceito,a tirar por hoje não será bom. Namastê!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo

    ± 5 dias

    Lembrando que Moro e Dalagnol, entre tantos outros, são servidores públicos. Se a reforma administrativa passar como está será a próxima geração de servidores terá autonomia para combater ou terão que se calar para manter o emprego?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AM

    ± 5 dias

    Tudo fica muito claro; Se quisermos mudar esse País ( Libertar da corrupção) a única saída é mudar os integrantes da Câmara Federal e do Senado. Os eleitores precisam ter essa consciência na hora de votar. Se escolhermos representantes que não são sérios, não adianta ficarmos lamentando depois.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • W

      WILSON ZETI

      ± 4 dias

      Novo 30.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J. Neto

    ± 5 dias

    Fica uma lição: É imperativo, mesmo não sendo dispositivo de lei, que o PGR deve ser escolhido da lista tríplice eleita pelo colégio de Procuradores. Eleitores, exijam esse compromisso aos candidatos à presidência da república em 2022. Desde a nomeação do Aras, assistimos à derrocada do combate à corrupção. A bandidagem está profundamente agradecida. Pelo menos até 2021.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heinz Egon Landgraf

    ± 5 dias

    Aos poucos vamos assistindo no Brasil o mesmo que aconteceu na Itália com o fim da Operação Mãos Limpas: a blindagem institucional da alta corrupção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 5 dias

    O Morno é historicamente ligado ao PSDB, tendo seu pai sido fundador do partido. O Deltan preferia, no lugar do Aras, o Nicolao Dino, irmão do governador do Maranhão, filiado ao PCdoB. Ou seja, a Lava Jato sempre teve um viés esquerdista, mais uma briga de facções, PSDB x PT. Tem, em seu 400 tera de HDs, informações sobre 38 mil pessoas. Mas a procuradora mais conservadora querer saber do que se trata é suspeito? Aqui temos mais um exemplo do velho adágio de Lenin: acuse-os de fazer o que você faz, xingue-os de ser o que você é.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    8 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 3 dias

      VivaaChina: Concordo. Assim, quem defendeu os tucanos também o é.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VivaoBrasil

      ± 4 dias

      Para mim quem defende CORRUPTO TAMBÉM É CORRUPTO.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • O

      OBSERVADOR

      ± 4 dias

      iVOHM ......"Seu comentário leva a crer que Bolsonarista roxo, ..... e não um brasileiro em busca de verdades.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • O

      OBSERVADOR

      ± 4 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CESAR CAVALLI SABBAGA

      ± 4 dias

      Lavajato com viés esquerdista é fabuloso. Uma força tarefa com viés esquerdista ajudou a por na cadeia o líder mais esquerdista do país. Se você não sabe que é (opa, ERA), vou soletrar para você: L U L A.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 4 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CSG

      ± 4 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • T

      TIAGO SILVA

      ± 4 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]