O vício em ferramentas digitais pode causar ansiedade, prejudicar as relações familiares e até encurtar a vida dos usuários. Por essas e outras razões, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos quer tratar esse problema como uma questão de interesse público. No dia 6 de outubro, um domingo, a pasta de Damares Alves promoverá o Desafio Detox Digital Brasil, propondo aos brasileiros que tentem ficar o dia inteiro sem usar a internet ("detox", abreviação do inglês "detoxification", significa "desintoxicação").
Com o desafio, o Ministério espera conscientizar brasileiros sobre o impacto das ferramentas digitais em suas vidas e a importância do uso equilibrado dessas tecnologias.
"Nós vamos convocar a nação brasileira para deixar de usar tecnologias digitais por um dia. Esse tipo de experiência já acontece em outros países, promovido por algumas instituições [privadas e não-governamentais]. É a primeira vez que um país faz isso como proposta de política pública", afirma a ministra Damares Alves.
A partir de setembro, o governo iniciará uma campanha para que a população fique sabendo do desafio, por meio de anúncios em veículos de comunicação, contatos com a imprensa e com influenciadores digitais, além de parcerias com governos estaduais – até agora, só o governo do Paraná aderiu. O ministério espera que, nos próximos meses, outros estados entrem na campanha.
O desafio faz parte do Projeto Reconecte, um programa da Secretaria Nacional da Família que tenta diminuir os efeitos nocivos do uso imoderado de tecnologias digitais para a saúde e as relações familiares. A secretaria diz que o Reconecte pretende conscientizar famílias, educadores e profissionais de saúde sobre esse efeitos, além de promover "estratégias efetivas para o uso saudável de tecnologias". O projeto também buscará difundir conhecimento científico sobre os impactos das ferramentas digitais.
Por enquanto, as ambições da secretaria são modestas. A meta para este ano é "o início de uma conscientização nacional" e a adesão de pelo menos quatro governos estaduais. A expectativa é que o impacto aumente de forma gradual nos próximos anos.
Dia internet: por que o ministério decidiu enfrentar o problema?
Algumas pesquisas mostram que o problema do vício em internet no Brasil é especialmente grave. De acordo com a ferramenta de gestão de mídias sociais Hootsuite e a agência We Are Social, o Brasil é o segundo país do mundo com a maior média de permanência online entre as pessoas que acessam a internet: 9 horas e 29 minutos por dia. São quase três horas a mais do que a média mundial, de 6 horas e 42 minutos.
Um estudo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) de 2018 mostra que 24% dos estudantes de escolas públicas no Brasil são dependentes de internet. Além disso, segundo a mesma pesquisa, mais da metade dos estudantes brasileiros afirma usar o celular durante as refeições.
O vício em ferramentas digitais se tornou um tema central para a Secretaria Nacional da Família porque o órgão identificou que esse problema pode afetar fortemente os vínculos familiares. Por exemplo, de acordo com um estudo da iconKids & Youth e da Kaspersky Lab feito com dados de sete países, 30% das crianças diz que o uso de internet já foi motivo de brigas de família.
Para atacar o problema, a secretaria pretende, inicialmente, lançar na internet vídeos de especialistas e uma cartilha para as famílias sobre as temáticas da campanha. Em 6 de outubro, promoverá o Desafio Detox Digital.
Depois, proporá um projeto de lei para a criação da Semana Nacional da Cidadania Digital e assinará um termo de cooperação com os governos estaduais. Finalmente, lançará uma coletânea de artigos sobre os impactos das tecnologias digitais e implementará um curso para famílias sobre o assunto.
Outras secretarias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos também podem ser envolvidas no Projeto Reconecte, como a dos Direitos da Criança e do Adolescente, a da Juventude e a de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Além disso, há contatos iniciais para a participação de outros ministérios, como o da Saúde e o da Educação.
Oposição conta com pressão popular para viabilizar pedido de impeachment de Moraes
Moraes quis prender executiva do X e Caiado homenageia ministro; acompanhe o Entrelinhas
Gilmar volta a defender Moraes, mas evita comentar atuação de auxiliares
Campos Neto diz que BC considera elevar juros, mas decisão depende de projeções
Triângulo Mineiro investe na prospecção de talentos para impulsionar polo de inovação
Investimentos no Vale do Lítio estimulam economia da região mais pobre de Minas Gerais
Conheça o município paranaense que impulsiona a produção de mel no Brasil
Decisões de Toffoli sobre Odebrecht duram meses sem previsão de julgamento no STF
Deixe sua opinião