• Carregando...

- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a volta do ex-ministro José Dirceu ao centro das decisões sobre o futuro do PT

*) O ministro mais poderoso durante a primeira gestão do presidente Lula (PT), José Dirceu, já no fim da reabilitação política iniciada há um ano, se apresenta agora para exercer um papel crucial na tentativa de “salvar” o PT de derrotas nas urnas em 2024 e 2026. Com aval e estímulo do presidente, o ex-chefe da Casa Civil vem agindo como uma espécie de conselheiro do partido que fundou e presidiu, cobrando nova postura dos correligionários diante das mudanças no cenário e a elaboração de um novo projeto para o país.

Dirceu vem alertando para o risco de a esquerda levar um “tranco da direita” no jogo eleitoral. O plano dele parece ser mesmo o de reassumir o papel de indutor de grandes decisões partidárias, atuando, ainda que sem cargo na legenda, como um ator influente nos bastidores, seguindo uma receita já muito conhecida.

Isso tem surtido efeito: no início do ano passado, ele foi elogiado por Lula como “agente e militante político da maior qualidade” e recebeu também agradecimentos pelo legado no partido e pela solidariedade na prisão.

Essa função central de José Dirceu na atual estratégia do PT é o tema deste episódio do podcast 15 Minutos. O convidado é o jornalista Sílvio Ribas, da equipe de República da Gazeta do Povo.

***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é da jornalista Daiane Andrade.

*
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Daiane Andrade; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]